05/08/2021 às 17:28 Igrejas para Casamento

Igreja Matriz de Jacareí

635
2min de leitura

IGREJA MATRIZ DE JACAREÍ

Paróquia Imaculada Conceição.

Por muitos anos o nome primitivo era Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, erguida com mão de obra escrava entre os anos de 1700 e 1730, pertencendo a Diocese de São Paulo. Conservou essa denominação do Dogma da Imaculada Conceição pelo Papa Pio IX em 1854.

No atual templo, em estilo barroco luso-brasileiro, com paredes de taipa e frontispício de pedra, havia cinco altares de madeira, com relevo folhado a ouro, dos quais permanecem quatro. As paredes e teto artisticamente pintados, os vitrais com motivos Eucarísticos e o altar com muitos anjos.

O altar-mór foi substituído pelo atual, de mármore doado, como se lê em duas placas colocadas nas laterais do altar, por “Oferta de Dona Maria Custódia Porto Leitão” e “Sagrado D. Mamede Leite” aos 07/12/1924. Quebrando-se, assim, o conjunto arquitetônico do templo.

Consta que o altar da Santíssima Trindade foi erigido pela colônia portuguesa de Jacareí, em homenagem ao rei D. Pedro V, logo após sua morte. Esse fato é confirmado pelas iniciais desse rei, colocadas discretamente no cimo do altar.

 Sobre o arco que separa o presbitério da nave central, encontra-se, bem visível, o Brasão do Império, com a coroa imperial e os ramos de café e de fumo, duas riquezas daquela época e por trás dele as bandeiras do Vaticano e do Brasil. Esse brasão confirma que a atual igreja matriz foi construída no ano de 1860 em pleno período colonial. Atualmente a Igreja é considerada um marco turístico da cidade, pelo seu valor religioso e pelo estilo de sua belíssima construção. A Imaculada Conceição é também a Padroeira de Jacareí, e sob sua proteção caminham esta comunidade paroquial e todo o município.

Anexo da Matriz

Informações:

Paróquia Imaculada Conceição – Jacareí

Pça. Anchieta, 150 – Centro – 12327-200 – Jacareí – SP

Pároco: Eduardo Fraga e Silva

Telefone: (12) 3951-2648

paroquiaimaculadajac@diocesesjc.org.brhttp://imaculadajacarei.org.br

05 Ago 2021

Igreja Matriz de Jacareí

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento casamento jacarei igreja igreja jacareí igreja matriz jacarei

Quem viu também gostou de

25 de Abr de 2023

Igrejas para casar em São José dos Campos

24 de Ago de 2017

IGREJAS PARA CASAR EM TAUBATÉ

28 de Ago de 2020

Igrejas Matrizes do Vale do Paraíba

Logo do Whatsapp