05/05/2023 às 12:34 Igrejas para Casamento

Igreja Matriz de Tremembé

238
2min de leitura

IGREJA MATRIZ DE TREMEMBÉ

Frente da fachada da Igreja Matriz de Tremembé-SP
Fachada da Igreja Matriz de Tremembé

Se você está procurando uma Igreja para se casar que seja histórica e cheia de significados, a Basílica é perfeita para esse estilo de casamento.

A Igreja Matriz de Tremembé é um dos principais pontos turísticos da cidade de Tremembé, localizada no estado de São Paulo, Brasil. A igreja foi construída no século XIX em estilo neoclássico e é um marco histórico da região.

A Basílica e Santuário do Senhor Bom Jesus de Tremembé é um patrimônio histórico cultural dos mais valiosos do Vale do Paraíba. Em 1982, a igreja foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) como patrimônio histórico e cultural., data de 1672, construída com predominantes paredes de taipa de pilão. O registro mais antigo da devoção ao Senhor Bom Jesus de Tremembé encontra-se em um livro da Câmara Eclesiástica do Rio de Janeiro, datado de 1663, que relata a licença dada para que fosse abençoada a imagem e construído, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Tremembé, um “altar do Santo Cristo.

A fachada da igreja é bastante imponente, com duas torres laterais e um frontão triangular no topo. A entrada principal é adornada com colunas e entalhes em relevo. O interior da igreja é amplo e bem iluminado, com um altar-mor decorado com imagens sacras e pinturas emolduradas. A igreja é de origem colonial e incorpora elementos do século XIX pela própria devoção, a Basílica, construída em taipa de pilão, foi um dia mais simples. O que vemos hoje evoca um caráter eclético, por causa das decorações de mestres italianos e os altares que imitam mármore. Toda a pintura do altar-mor tem um traço mais recente, a original talvez fosse de fundo mais branco e frisos dourados. Isso é o que muitos historiadores chamam de rococó tardio. As colunas fogem dos desenhos dos altares laterais barrocos por terem um desenho mais clássico.

Além de ser um local de culto religioso, a Igreja Matriz de Tremembé é frequentemente utilizada para a realização de eventos culturais e artísticos na cidade, como concertos e exposições. A igreja é aberta ao público em geral e é uma opção interessante para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história e a arquitetura da região.

lateral da A Basílica e Santuário do Senhor Bom Jesus de Tremembé
arquitetura da Basílica e Santuário do Senhor Bom Jesus de Tremembé
corredor da Basílica e Santuário do Senhor Bom Jesus de Tremembé
Estátua da Basílica e Santuário do Senhor Bom Jesus de Tremembé


Informações:

Praça Padre Luiz Balmes, s/n

CEP 12120-000 | Tremembé/SP

Telefone: (12) 3672-8593 | (12) 99173-6060 (Whatsapp)

email: secretaria@bomjesusdetremembe.org.br

Site: www.bomjesusdetremembe.org.br

05 Mai 2023

Igreja Matriz de Tremembé

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento tremambe igreja casamento tremembe igreja tremembé matriz tremembe

Quem viu também gostou de

25 de Abr de 2023

Igrejas para casar em São José dos Campos

24 de Ago de 2017

IGREJAS PARA CASAR EM TAUBATÉ

28 de Ago de 2020

Igrejas Matrizes do Vale do Paraíba

Logo do Whatsapp