05/08/2021 às 15:44 Igrejas para Casamento

Igreja Matriz de Santa Branca

367
2min de leitura

IGREJA MATRIZ DE SANTA BRANCA

Está localizada na Praça Principal da cidade de Santa Branca-SP, que é a Praça Ajudante Braga. A Igreja Matriz da cidade constitui o mais importante conjunto arquitetônico da cidade. Suas raízes têm origem na antiga capela, ponto de intersecção no tempo de dois ciclos econômicos diferentes: o das “lavouras de subsistência” e o do “café”.

A capela foi construída por escravos em 1828, levantada sobra alicerces e paredes de taipa de pilão, constituindo desde então a base geradora do atual prédio.

A obra não perdeu sua originalidade até os dias atuais. O patrimônio religioso é de uso público, recebendo fiéis e visitantes para conhecer esta obra do tempo imperial.

História

No começo de sua história, a igreja ainda capela era conhecida como “Capela Curada”. Construída por escravos, a primitiva capela teve início em 1828 levantada sobre alicerces e paredes de taipa de pilão, constituindo desde então o núcleo gerador do conjunto arquitetônico hoje existente. 

O patrimônio religioso é de uso público, recebendo fiéis e visitantes para conhecer esta obra do tempo imperial. A partir de 1º de novembro de 1837 até julho de 1841, padre João da Silva Borges passou atuar como Cura, quando então foi criada a Paróquia Santa Branca, em 11 de dezembro de 1839. Está localizada na Praça Principal da cidade, que é a Praça Ajudante Braga. A obra não perdeu sua originalidade até os dias atuais, sendo sempre restaurada.

Informações:

Paróquia Santa Branca

Pça. Ajudante Braga, 126 – Centro – 12380-000 – Santa Branca – SP

Pároco: Alexsandro de Brito Ramos

Telefone: (12) 3972-0022

paroquiasantabranca@diocesesjc.org.brwww.paroquiasantabranca.com.br

05 Ago 2021

Igreja Matriz de Santa Branca

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

igreja casamento igreja santa branca matriz santa branca santa branca casamento

Quem viu também gostou de

25 de Abr de 2023

Igrejas para casar em São José dos Campos

24 de Ago de 2017

IGREJAS PARA CASAR EM TAUBATÉ

28 de Ago de 2020

Igrejas Matrizes do Vale do Paraíba

Logo do Whatsapp