25/04/2023 às 13:48 Igrejas para Casamento

Igreja Matriz de Taubaté-SP

366
2min de leitura

CATEDRAL SÃO FRANSCISCO DAS CHAGAS

Fachada da igreja matriz em taubaté-sp
igreja matriz em taubaté

A Catedral de São Francisco das Chagas é um local muito procurado para casamentos em Taubaté-SP. A celebração segue as tradições católicas, incluindo a leitura de trechos da Bíblia, momentos de oração e a troca de votos. A música, incluindo o som do órgão, pode tornar a cerimônia ainda mais solene e emocionante.

A primeira igreja dedicada a São Francisco das Chagas de Taubaté começou a ser construída por volta de 1640 por determinação do Capitão Jacques Félix. A construção de uma igreja era um dos requisitos mínimos da época para um povoado ser elevado a categoria de Vila, além da construção de uma cadeia e da Câmara Municipal. A Igreja Matriz de Taubaté considerada Catedral é, portanto, o templo mais antigo do Vale do Paraíba.

A Igreja foi descaracterizada devido às sucessivas reformas para atender a funcionalidade do templo, que ocorreram desde o século XVIII, nas quais a primitiva Capela dos Passos teve sua nave central deslocada cerca de 90 graus para a direita, na direção da atual Rua Duque de Caxias, antiga rua do meio e permanece assim até os dias de hoje.

 Uma das reformas mais significativas é a de 1800, quando a já antiga Matriz foi ampliada. Em 1909, a então Igreja Matriz de São Francisco das Chagas foi elevada à categoria de Igreja Catedral, igreja onde fica a Catedral da Santa Sé, do Papa, representada na figura do Bispo Diocesano, da então recém criada Diocese de Taubaté, cujo primeiro bispo foi Dom Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, que dá nome à praça, anteriormente conhecida como Largo da Matriz.

Decoração no teto da Igreja Matriz de Taubaté-SP


Informações:

Pároco: Padre Roger Matheus dos SantosVigário Paroquial: Padre Thomás Ranieri da Silva

Endereço: Pça. Dom Epaminondas, 30 – Centro – 12010-020 – Taubaté – SPTelefone: (12) 3632-3316

WhatsApp: (12) 99151-8116

Email: catedral.taubate@gmail.com

Instagram: @catedraldetaubate

Youtube: Catedral São Francisco das Chagas Taubaté

25 Abr 2023

Igreja Matriz de Taubaté-SP

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento taubaté igreja casamento igreja taubate matriz taubate taubate igrejas

Quem viu também gostou de

25 de Abr de 2023

Igrejas para casar em São José dos Campos

24 de Ago de 2017

IGREJAS PARA CASAR EM TAUBATÉ

28 de Ago de 2020

Igrejas Matrizes do Vale do Paraíba

Logo do Whatsapp